pensante

René Queiroz

Minha foto
Nome:
Local: Sampa, Brazil

marcado

sábado, setembro 10, 2005

Em Postas...


Exposto em postas (Por Tânia Fusco)

Não é conjunção astral, nem bruxaria ou má fase.
Os impérios estão caindo de podre – o americano e o nosso silencioso, ativo e ilegal subterrâneo político.

A arrogância, o desmando e a violência do poder americano têm sido expostas desde a guerra do Vietnam. Mas, nesses anos Bush, tudo é explicito: mentiras, torturas, a força do business – contabilizado ou não -- nas decisões de Estado. Agora, em New Orleans, também ficaram expostas e explicitas as desditas da má administração pública made in USA: falta até manutenção em setores essenciais, como diques para a contenção de águas. Há abandono das periferias pobres, lentidão e paralisia no socorro aos desgraçados pela fúria da natureza. Quase todos pobres, of course.

Em terras brasileiras, todo o exposto nesses meses de crise política faz parte do imaginário popular desde muito e é ironizado nas novelas, nos programas humorísticos, nos enredos de blocos carnavalescos e das escolas de samba. Está em muitos versos da nossa MPB. “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”. Yes. Quase todos ricos.

Estava na boca do povo. Era sabido. E foi ficando endêmico, de largo e longo alcance, porque nunca combatido de verdade. Assim, na sombra do cinismo, virou um império do mal. Podre, acabou derrubando o tapume. Veio para a praça pública de cueca, primariamente explícito.

New Orleans não é New York. Bush não é Roosevelt. E o modelo cínico, desigual, globalizado principalmente no mal, está indo pro brejo. Lá, aqui e acolá. Foi-se inclusive o mito da eficiência não violenta da polícia inglesa. As fachadas estão podres. Caem os tapumes. E com eles os pequenos homens e suas pequenezas. Severino não é Ulysses.
Lula não é JK.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi !

Vim aqui passear e agradecer seu comentário lá no SSoB.

abçs

6:13 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.