pensante

René Queiroz

Minha foto
Nome:
Local: Sampa, Brazil

marcado

domingo, outubro 08, 2006

Limites de comportamentos éticos perdidos

A reeleição de Lula poderá significar o apoio definitivo da população para o rompimento explícito de qualquer linha de princípio ético, de responsabilidade e de respeito à lei.
Os acontecimentos na vida política nacional nos últimos anos revelam que foram perdidos todos os limites de comportamento ético no sistema político. Atribuir-se a culpa total ao estilo do governo Lula seria distorcer o viés da análise. Da mesma forma, seria faltar com a verdade supor-se que não foi nese período que abriram completamente as portas do vale-tudo ou da máxima maquiavélica. A corrupção praticamente um vício na vida do país, ganhou nesses últimos anos grandezas difícil de imaginar num país onde o governo se diz voltado para a mudança das condições de vida das camadas mais carentes da população. Em nome desse discurso, o que constata é o desvio de finalidade para o benefício de um grupo de pessoas, com golpes e manobras, numa escalada sem fim em direção ao túmulo do comportamento probo.
O escandalo de vez com a comercialização de falsos dossiês, tendo o PT por trás das ações criminosas, evidencia o nível de ausência de dignidade alcançado. Isso não me espanta, depois que "artistas", quase sempre financiados pelo dinheiro público, saem dizendo ao presidente que é preciso praticar atos ilícitos na condução da política do país para se impor uma linha de governo. Combine-se a isso à declaração do presidente Lula na primeira página do Folha de São Paulo, segundo a qual seu "demônio" fecharia o Congresso para "fazer o que é preciso" e chegaremos à conclusão de que não há mais limites aos preceitos mínimos da moralidade.
A reeleição de Lula poderá significar, na cabeça do próprio e dos outros de nível de pensamento semelhante, que a vitória na urna eletrônica é o apoio definitivo da população para o rompimento explícito de qualquer linha de princípio ético, de responsabilidade e de respeito à lei. Em nome de uma atuação voltada para a melhoria das condições de vida da camadas mais carentes da população, acentua-se no país a luta de classes, impulsiona-se a diferença étnica, viola-se os diques da mínima moralidade e se transforma em mentira, a demagogia, o populismo, em mecanismos de retrocesso político, sem que a contrapartida do crescimento econômico saia dos patamares baixos.
Tenho dito...

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Legal que voce ta plugado, pode ligar a cobrar, Carlão

10:18 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.