pensante

René Queiroz

Minha foto
Nome:
Local: Sampa, Brazil

marcado

quarta-feira, setembro 21, 2005

História da Ética e Severino Cavalcante

O estudo formal da Ética, realizado de forma analítica e séria, foi iniciado pelos gregos, prosseguindo depois com os romanos. Dentre importantes estudiosos da Ética, incluem-se os sofistas e Sócrates, Platão e Aristóteles, o qual desenvolveu o naturalismo ético. O estudo da ética foi mais amplamente desenvolvido por Epicuro e pelo epicurismo, e também por Zeno e pelos estóicos.

Embora não desenvolvido em um senso analítico e formal, o tema da ética foi de grande interesse para as escrituras da Bíblia Hebraica e, séculos depois, o Novo Testamento e os textos apócrifos. Uma visão geral da ética nestes assuntos podem ser encontrados no artigo Ética na Bíblia; um artigo relacionado, Ética em religião cobre um tópico mais extenso em como o assunto Ética se desenvolveu nas religiões maiores.

O estudo formal da filosofia estagnou até a era medieval, quando ela ganhou força através dos escritos de Maimonides, São Tomas de Aquino e outros. Foi dessa vez que o debate entre as éticas baseadas nas leis natural e divina ganhou nova importância.

A filosofia ocidental moderna começou com o trabalho de grandes nomes como Thomas Hobbes, David Hume e Imanuel Kant. Seus trabalhos foram continuados pelos utilitaristas Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Friedrich Nietzsche teve pouca paciência e lançou ataques severos nessas teorias. O estudo da ética analítica partiu de G. E. Moore e W. D. Ross, seguidos pelos emotivistas C. L. Stevenson e A. J. Ayer. O Existencialismo foi desenvolvido por escritores como Jean Paul Sartre. Alguns filósofos modernos que fizeram textos filosóficos sérios na ética incluem John Rawls, Elliot N. Dorff e Charles Hartshorne.

A visão descritiva da ética é moderna e, de muitas maneiras, mais empírica. Como esses assuntos são tratados mais profundamente em seus artigos, o resto deste artigo irá se focar em categorias acadêmicas formais, que são derivadas da clássica filosofia Grega, especialmente Aristóteles.
Inicialmente, é necessário definir uma sentença ética, também conhecido como uma afirmativa normativa. Trata-se de um juízo positivo ou negativo (em termos morais) de alguma coisa. Sentenças éticas são frases que usam palvras como bom, mau, certo, errado, moral, imoral, etc. Aqui vão alguns exemplos:
“Salomão é uma boa pessoa”
“As pessoas não devem roubar”
“O veredito de Collor foi justo”
“A honestidade é uma virtude”
Em contraste, uma frase não-ética precisa ser uma sentença que não serve para uma avaliação moral. Alguns exemplos são:
“Salomão é uma pessoa alta”
“Alguém pegou o som do meu carro”
“O veredito de Collor foi culpado em suas acusações”


Um de menos.
Voltou para a sua pobre e desgraçada João Alfredo, o cangaceiro da triste figura, o purulento Severino Cavalcanti. Não deixará a menor saudade, apenas uma sensação de alívio após o prolongado asco.Com um discurso ridículo e repetitivo, redigido por seus assessores, já que semi-analfabeto, o corrupto confesso renunciou ao mandato de deputado federal e à presidência da Câmara dos Deputados de uma só vez. Seus colegas não o brindaram com um aplauso sequer, mas a consciência nacional se fez presente nas galerias através de meia dúzia de jovens que o despediram com um impagável “vai embora, Severino!”. O silêncio dos colegas foi significativo: de tão podre, terminou só.
Não fará falta. Que volte no lombo de um jegue para essa cidade malsinada de onde veio. Prometeu que voltará. Deus nos livre dessa praga! Que os pernambucanos tenham juízo e não nos imponham, novamente, a presença desse tumor ambulante, mal cheiroso e pestilento. Do único presidente da Câmara dos Deputados que renunciou ao cargo e ao próprio mandato por ser pego com a boca na botija achacando fornecedores da própria casa!
Pode parecer confuso misturar estes temas em um unico post, mas a bagunça é tanta que pensei em citar até o Daniel Dantas. Deixa prá lá.
Rene

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.