Você votaria em Fernando Henrique?
O título vem a propósito de uma iniciativa da revista americana Foreign Policy e da britânica Prospect. Elas resolveram promover a quatro mãos um concurso inusitado para a escolha dos cinco intelectuais públicos mais influentes do mundo.
Intelectual público, como se sabe, é o cientista, pensador, artista ou criador de cultura que desce da torre de marfim para se engajar nos debates sobre as questões de interesse geral do seu tempo. Ou seja, aparece na mídia e faz política, em qualquer sentido da palavra.
Da lista de 100 nomes selecionados pelas revistas, o leitor deve indicar cinco – ou, se quiser, pode ignorar a lista e votar em outros "intelectuais engajados", como se dizia nos velhos tempos.
Da relação, os mais conhecidos dos brasileiros decerto são o linguista americano Noam Chomsky, o teólogo alemão Joseph Ratzinger (papa Benedito XVI), o escritor italiano Umberto Eco, o historiador britânico Eric Hobsbawn, o colunista americano Paul Krugman, a autora americana Camille Paglia e o novelista indiano-britânico Salman Rushdie.
Apenas quatro latino-americanos estão entre os 100: o historiador mexicano Enrique Krause, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, o economista seu conterrâneo Hernando de Soto – e o sociólogo e ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Os argentinos devem estar uma fera.
A lista completa e a urna digital estão na página da internet http://www.foreignpolicy.com/story/cms.php?story_id=3249
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs/verbosolto.asp
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial