pensante

René Queiroz

Minha foto
Nome:
Local: Sampa, Brazil

marcado

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Tem Mé no Toco...

Entrevista de Forum sobre a Lista de Furnas-

Fórum – Por que Dimas Toledo registraria e assinaria, em papel timbrado de Furnas, todos os detalhes do desvio de verba em 2002?
Correia – O Dimas sempre foi, no governo FHC, um dos principais inimigos do PT e do Lula em Minas Gerais. Quando o Lula ganhou, em 2002, houve uma campanha muito forte da base do PT mineiro para que ele saísse da direção de Furnas. Naquela eleição, ele tinha eleito seu filho deputado estadual, Dimas Fabiano, com uma campanha riquíssima. Sem nenhuma base popular, o filho dele foi o segundo deputado mais votado. Então, já havia indícios de que Furnas estava servindo para financiar campanhas. Mas aí o Lula assumiu e o Itamar Franco demonstrou interesse na estatal. O governador Aécio Neves fez enorme pressão e conseguiu que Dimas ficasse em Furnas. As perguntas que ficaram foram as seguintes: por que Itamar queria tanto controlar a estatal e por que o governo Lula permitiu que o Dimas ficasse no cargo? Mas, voltando à sua pergunta, eu penso que o Dimas fez esse documento e guardou para se proteger. O Roberto Jefferson disse essa semana que metade dos nomes que aparecem na lista do caixa dois pediram para o Dimas não sair de Furnas quando o Lula assumiu. Isso significa que já havia muita gente amedrontada. Na análise que faço, o Dimas fez esse documento para se proteger. Afinal, por que a CPI nunca o chama para depor? Porque os tucanos não têm interesse nenhum.
Fórum – E onde está esse documento original da lista de caixa dois de Furnas?
Correia – Não sei. O Nilton me disse que conseguiu com um ex-advogado do Dimas e que devolveu o documento. E ele disse que esse advogado já morreu. Não tenho mais contato com ele, mas creio que a Polícia Federal já deve ter outras confirmações, pois perguntou sobre o assunto para o Roberto Jefferson. Vamos esperar, agora, que a PF e o Ministério Público investiguem até o fim. Porque não acredito que o Congresso Nacional vá fazer isso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.