pensante

René Queiroz

Minha foto
Nome:
Local: Sampa, Brazil

marcado

domingo, novembro 06, 2005

Alca, Alca al carajo!!!

“Aqui em Mar del Plata está o túmulo da ALCA. Vamos dizer: ALCA al carajo. Na outra Cúpula, que começa às quatro da tarde, quando terei a palavra, vou levar este documento de vocês (o documento final da Cúpula dos Povos contra a ALCA) aos outros presidentes. A nós, os povos americanos, nos toca não apenas ser os enterradores da ALCA, e em uma dimensão muito maior, do modelo capitalista neoliberal que desde Washington arremete contra os nossos povos, mas os construtores de uma outra integração. Temos que ser os parteiros de um novo tempo, de uma nova história, da nova integração, da ALBA, a Alternativa Bolivariana para as Américas, uma verdadeira integração libertadora para a igualdade e a justiça”, afirmou.

Sob aplausos, Chávez falou também de um novo projeto socialista para a região, segundo ele a principal arma de preservação do planeta. “É de Rosa Luxemburgo a famosa frase: socialismo ou barbárie. Hoje se faz mais dramática esta expressão: socialismo ou morte. Não se trata de um discurso ético ou moral, se trata muito mais de salvar a vida no planeta. O modelo desenvolvimentista e consumista imposto ao mundo está acabando com a Terra. E até onde se sabe, não ha nenhum planeta perto para onde possamos nos mudar. Parece que em Marte houve vida algum dia, foram encontrados indício de que havia água, mas parece que lá se instalou o Fundo Monetário Internacional e o Consenso de Washington e acabou com tudo. Agora, só a consciência crescente de nossos povos salvará nosso planeta”.

Em outros momentos, porém, fez menção direta às tenções entre EUA e Venezuela. “Se ao imperialismo americano em seu desespero ocorrer invadir a Venezuela, como estou certo que querem, começaria em estas terra a Guerra dos Cem anos. Mas não temos que temer o imperialismo, o povo do mundo unido pode levar ao fracasso esses intentos. Assim como fracassou o imperialismo norte-americano na tentativa de deter a revolução cubana, assim fracassará em seu intento de deter a revolução bolivariana na Venezuela”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.